Coordenador : Marcos Alexandre Teixeira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388878.2206.220199.24012023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Formação de profissionais, educandos e sociedade como um todo, nas áreas de educação, inclusão social, cidadania, cultura, meio ambiente, saúde, direitos humanos, assistência social e áreas afins.
Local de atuação: Município de Niterói, RJ
Objetivo
Promover a articulação e a cooperação entre o Instituto Rumo Náutico e a Universidade Federal Fluminense, para desenvolver ações de educação, Inclusão, Cidadania, Cultura e Meio Ambiente, a partir de processos reflexivos sobre as relações entre educação, cultura, saúde, meio ambiente, direitos humanos e assistência social. Incentivar a criação de novos cenários de formação docente e discente, notadamente a partir da Extensão Universitária e em articulação com o Ensino e a Pesquisa. Construir processos de aproximação da comunidade local às atividades da Universidade, visando propiciar a melhoria das condições de vida da população e a sensibilização para a promoção social. Promover a sensibilização e formação de educandos e sociedade, por meio de processos reflexivos sobre áreas tais como, mas não limitada a: educação, inclusão, cidadania, cultura e meio ambiente entre outros, como uma forma de melhor entender seu entorno e assim assumir protagonismo dentro de sua comunidade como uma nova prática de modificação de seu entorno. Disseminar conceitos e práticas que valorizem questões relativas à educação, inclusão, cidadania, cultura e meio ambiente, por meio de estratégias sustentáveis. Estimular ações voltadas para a educação inicial e profissional de Jovens e Adultos. Desenvolver atividades para integração da comunidade, mormente os estudantes do Fundamental 1 e Fundamental 2, assim como seus familiares e comunidade do entrono do Instituto Rumo Náutico; geograficamente focado no município de Niterói e seu entorno.
Resumo
O Instituto Rumo Náutico, também conhecido como Projeto Grael, uma instituição de referência no cenário nacional, e um importante ator social local; de outro lado a Universidade Federal Fluminense, referência acadêmica em Niterói com projeção nacional. Juntos buscam , no segundo ano desta parceria, se apoiar em ações voltadas para a nossa população, dentro de uma visão multidisciplinar e integradoras de esforços; ambos atuando nas suas áreas de expertise: ações multidisciplinares de Educação, Inclusão, Cidadania, Esporte, Cultura e Meio Ambiente.